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  • UTILIZAÇÃO DE ERVAS NA NUTRIÇÃO ESPORTIVA

    UTILIZAÇÃO DE ERVAS NA NUTRIÇÃO ESPORTIVA

     

    Embora não exista um pesquisa de alta qualidade para apoiar as reivindicações, existem muitas ervas comercializadas para ajudar os atletas a alcançar seus objetivos. Ervas específicas supostamente ajudam na gestão de certas condições médicas, tais como insônia (por exemplo, valeriana), aumentando a estimulação de cafeína (por exemplo, guaraná), ou aliviar dores nas articulações (por exemplo, gengibre ou casca de salgueiro). Alega-se que algumas ervas, por exemplo, Rhodiola, melhorar diretamente o desempenho, ao passo que outros, por exemplo, astrágalo, Cordyceps, e equinácea, supostamente melhorar a imunidade ou acelerar a recuperação de uma doença. Mais pesquisas sobre ervas, saúde e desempenho atlético é necessário para melhor avaliar a eficácia e segurança. Até que a investigação está próxima, os atletas são aconselhados a evitar tratamentos com ervas não comprovadas. Profissionais esportivos trabalhando com atletas podem servir como fontes seguras para ajudar os atletas a obtenção de informações confiáveis ​​e verdadeiras sobre as ervas.Segue abaixo alguns exemplos:

    Arnica

    A arnica é encontrada nas flores e no rizoma da planta Arnica Montana. Arnica também é conhecido como o tabaco montanha, amargura do leapord, amargura do lobo, e wundkraut. Tipicamente, é comercializado Arnica numa forma de gel para ser usado topicamente com reivindicações que isso estimulam o sistema imunitário e minimizar a inflamação associada com feridas, entorses e dores gerais. Os efeitos anti-inflamatórios da Arnica se pensa ser mediado por helenalina, um composto de terpeno, o que reduz o edema em animais (Memorial Sloan-Kettering, 2005). Embora Arnica em pequenas quantidades como um ingrediente aromatizante tiver sido geralmente reconhecido como seguro (GRAS) pela Food and Drug Administration para uso em alimentos em os EUA, maiores quantidades desta erva não são consideradas seguras para consumo oral porque Arnica pode causar grave e intoxicações por vezes fatais (Natural Medicines Comprehensive Database, 2005).

    Um estudo analisou a segurança e eficácia do gel de arnica e placebo, aplicada duas vezes por dia em 79 pessoas com osteoartrite do joelho. Após três e seis semanas, reduções significativas na dor, rigidez, e função foram observadas no grupo de Arnica. Os autores concluíram que esta aplicação tópica foi um tratamento seguro, bem tolerado e eficaz para a osteoartrite ligeira a moderada do joelho (Knuesel et al., 2002).

    As únicas publicações disponíveis em que os atletas estavam sujeitos examinou se Arnica iria diminuir a dor muscular e dano celular após corrida de longa distância. Quando comparado com um grupo de maratonistas controle, marcadores enzimáticos de dano celular não foram afetados pela Arnica; dor muscular no grupo Arnica foi menor imediatamente após a maratona, mas não durante os três primeiros dias de recuperação, quando a dor muscular é tipicamente no seu pior (Tveiten & Bruset, 2003). Um estudo anterior de início tardio dor muscular em corredores de longa distância por Vickers et al. (1998) também não conseguiram encontrar qualquer benefício de Arnica em comparação com placebo.

    Algumas pessoas usam Arnica tópica sofrer sérias irritações de pele (Paulsen, 2002), e alguma preocupação tem sido observado sobre o potencial de Arnica para melhorar as ações de medicamentos anticoagulantes e antiagregantes plaquetários (Heck et al., 2000).

    Cayenne

    Cayenne (Capsicum frutescens, Capsicum annuum) é uma das especiarias mais consumidas. É conhecida como capsicum, pimenta vermelha, pimenta, pimentões africanos, e páprica. Cayenne é utilizado por via oral para estimular a digestão, para tratar a diarreia, cólicas e dores de dente, e como gargarejo para laringite e para a dor muscular, osteoartrite, artrite reumatóide, e espasmos musculares. Capsaicina é o componente ativo, e acredita-se que o seu efeito de alívio da dor para vir a partir da sua capacidade para interferir com a sinalização do nervo sensorial na pele (Memorial Sloan-Kettering, 2005).

    Lim et al. (1997) distância masculino alimentados Corredores de um pequeno-almoço que incluiu 10 gramas de pimenta vermelha e depois monitoraram o metabolismo energético durante 2,5 horas de descanso e 1 hora de bicicleta ergométrica a 60% do VO2 máx. Os autores relataram aumentos na relação de troca respiratória e concentração de lactato sanguíneo, tanto em repouso e durante o exercício. Eles sugeriram que caiena aumenta o metabolismo de carboidratos. Se este fosse um efeito reprodutível, o valor para o desempenho atlético é claro, especialmente porque o teste de desempenho foi conduzida a uma intensidade relativamente baixa, semelhante ao utilizado em eventos que duram várias horas, quando um aumento na fracção de energia fornecida por hidrato de carbono pode ser indesejável.

    Os atletas podem estar mais interessados no potencial do Cayenne para aliviar a dor músculo-esquelética. No entanto, pesquisas disponíveis indicam que algumas pessoas irão sentir alívio. Numa avaliação, verificou-se que apenas uma em cada oito pacientes tratados com 0,025% de capsaicina obtida pelo menos uma redução de 50% da dor (Mason et al., 2004). Os autores observaram que a capsaicina pode ser útil como uma monoterapia ou terapia combinada para um pequeno número de pacientes que não respondem a, ou intolerantes a outros tratamentos.

    Quando tomado por via oral, caiena pode causar muitos efeitos colaterais gastrointestinais, incluindo desconforto abdominal e náuseas. Topicamente, pode causar ardor e e ser prejudicial se ele fica nos olhos. Cayenne pode interagir com diversos medicamentos, incluindo teofilina, inibidores da ECA, sedativos, anti-hipertensivos, e acetaminofeno (Memorial Sloan-Kettering, 2005).

    Gengibre
    Ginger (Zingiber officinale) tem sido apontado como um tratamento para o apetite, cólicas abdominais, diarreia, sintomas de abstinência de drogas, indigestão, enjôo, náuseas e vómitos, e outras doenças (Memorial Sloan-Kettering, 2005). Conhecido como Zingiberis rizoma, Zingiberaceae, raiz de gengibre, Jamaica, e Shen Jiang, também é comumente usado para temperar a doença de movimento, aumentar o apetite, e tratamento da osteoartrite. Os constituintes shagaol e gingerol encontradas no rizoma de gengibre são pensados ​​para conferir a ação anti-emético, como eles são acreditados para estimular o fluxo de saliva, bile, e secreções gástricas (Memorial Sloan-Kettering, 2005). Muitos dos estudos clínicos sobre o gengibre que encontraram benefícios foram realizados em mulheres grávidas com náuseas ou em pacientes após a cirurgia. Há menos apoio para o gengibre como um impedimento à doença de movimento.

    Há uma evidência preliminar que o gengibre pode oferecer benefícios modestos com osteoartrite. Dois estudos extrato encontrado gengibre tomado por via oral a 170 mg 3 vezes por dia ou 255 mg duas vezes por dia durante 3-6 semanas modestamente melhorou dor após pé ou andando e rigidez articular em alguns pacientes (Altman & Marcussen, 2001; Marcus & Suarez-Almazor , 2001).

    Quando usado em doses típicas, gengibre é bem tolerada. As maiores doses de 5 gramas por dia ou mais, aumentar o risco de efeitos colaterais (Natural Medicines Comprehensive Database, 2005). Há potencial para interações com outras ervas (ou seja, alho, ginkgo, cúrcuma) que poderiam afetar a agregação plaquetária e anticoagulantes, antidiabéticos drogas e bloqueadores dos canais de cálcio.

    Ginseng
    Ginseng é amplamente comercializado para melhorar o desempenho do exercício. O termo ginseng geralmente se refere a Panax ginseng, a espécie também conhecida como ginseng chinês ou ginseng coreano. Os agentes ativos prováveis ​​em raízes de ginseng são ginsenosides. Ginseng é comercializado para muitas finalidades que podem estar relacionados aos atletas, mas as mais comuns são para aumentar o poder físico, restaurar Qi ou energia de vida, aumentar a saúde em geral, aumentar a imunidade e aumentar a vitalidade. Ginseng demonstrou efeitos em animais e seres humanos e atividade antioxidante in vitro e em animais (Bucci, 2000)

    Como observado por Williams (1998), muitas das alegações sobre o aumento de energia e desempenho associado com a suplementação de ginseng são baseadas em estudos realizados na década de 1960 e 1970, com poucos estudos randomizados controlados com placebo. Embora alguns estudos resultaram em melhorias significativas no desempenho físico e psicomotoras com doses mais elevadas (padronizado para ginsenoside conteúdo equivalente a> 2 gramas de raiz seca por dia), pelo menos oito semanas de estudo e números de sujeitos maiores, outras investigações não demonstraram melhorias (Bucci, 2000). Como um exemplo, Liang et al. (2005), em comparação baixa intensidade ciclismo performance de resistência em indivíduos não treinados antes e depois de terem ingerido cápsulas contendo placebo ou 1.350 mg de Panax não-ginseng por dia, durante 30 dias. Os autores concluíram que o suplemento de ginseng, mas não o placebo, melhorou o tempo de resistência à exaustão. Seja ou não um efeito benéfico sobre a resistência de exercício ergométrico à baixa intensidade seria traduzido em melhor desempenho atlético não é clara.

    Em um relatório negativo, Engels et al. (2003) não encontrou nenhum efeito de Panax ginseng sobre o desempenho de testes repetidos Wingate de 30 segundos, a freqüência cardíaca de recuperação, ou imunoglobulina salivar.

    Cabral de Oliveira et al. (2001) encontraram níveis reduzidos de atividade de enzima associada à inflamação quando Panax ginseng foi administrado a seres humanos. Os autores especularam que o ginseng pode desempenhar um papel na redução da lesão muscular e inflamação após exercício.

    ginseng Siberiano (Eleutherococcus senticosus, Acanthapanax senticosus) também tem sido tradicionalmente comercializado e utilizado como um potenciador de desempenho e imunoestimulante, com componentes activos incluindo eleutherosides e polissacáridos. ginseng siberiano também é conhecido como ciwuija e raiz russo. Em um estudo de 1996 acompanhamento da utilização de componentes ginseng siberiano (extrato eleuthero) durante 6 semanas em 20 corredores de longa distância altamente treinados, não houve diferenças significativas na frequência cardíaca, a captação oxigênio , as concentrações de lactato no sangue, tempo de exaustão em um teste de esteira, ou classificações de esforço percebido foram anotados (Dowling et al., 1996). Resultados semelhantes foram relatados por Eschbach et al. (2000), que examinou as respostas fisiológicas a suplementação com Eleutherococcus senticosus em nove ciclistas de endurance treinados. Nem a utilização estável do substrato nem 10 km tempo para pedalar melhoraram o ginseng siberiano.

    Ginseng pode causar distúrbios digestivos e pode interagir com diversos medicamentos, incluindo inibidores da monoamina oxidase de insulina, digoxina e anticoagulantes. Ele pode ser contra-indicada em pacientes com pressão sanguínea elevada (Memorial Sloan-Kettering, 2005).

    ERVAS COMERCIALIZADAS COM POUCOS DADOS CIENTIFICOS .
    A maioria das ervas são comercializados para atletas com poucos ou nenhum dado sólido para corroborar as reivindicações para melhorar o desempenho, aumento da massa muscular, ou energia reforçada no campo. Um exemplo é yohimbe, comercializados para aumentar o desempenho atlético.Faz pesquisa não apoio a essa alegação, e há muitos potenciais reacções adversas associadas com a erva (ou seja, ansiedade, nervosismo, tonturas, sintomas maníacos). Yohimbe também é pensado para interagir com muitos tipos de medicamentos. A administração terapêutica de casca de yohimbe e suas preparações não é recomendado devido a provas suficientes da eficácia e da correlação imprevisível entre risco e benefício (Blumenthal, 1998, p. 383).

    Outra erva altamente elogiado por atletas é videira punção, também conhecido como Tribulus terrestris. A idéia por trás da erva é que ele pode aumentar os níveis de testosterona. No entanto, em um dos poucos estudos publicados sobre Tribulus em atletas, Antonio et al. (2000) não encontraram nenhuma diferença entre oito semanas de treinamento de resistência, acompanhados por placebo ou a administração da erva na composição corporal, o desempenho do exercício de resistência, ou estado de humor. Não é claramente insuficiente informação fidedigna sobre a eficácia do Tribulus.

     

     

     

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